O que as tartarugas comem? Saiba o que pode dar para o animal

As tartarugas são animais que existem em uma ordem de répteis pertencentes ao clado Testudinat, as quais correspondem a 14 famílias, que possuem em torno de 356 espécies, e são pré-históricos dentro do contexto histórico do planeta Terra, com evidências de fósseis datados em quase 200 milhões de anos atrás.

Desde a sua existência, as tartarugas adotam um estilo de alimentação principalmente vegetariana, à base de folhas, talos, raízes, flores, sementes e frutos que encontram na natureza. Porém, apesar dos alimentos mais naturais, os quelônios, a depender da espécie, podem se alimentar de insetos, tais como vermes-da-terra, lesmas, caracóis, gafanhotos.

A seguir, confira a lista dos alimentos que as tartarugas podem consumir, veja:

  1. Vegetais de folhas escuras: espinafre, couve, alface-romana, acelga e folhas de mostarda são boas opções;
  2. Vegetais não amiláceos: cenouras, abóboras, pepinos e abobrinhas;
  3. Vegetais ricos em cálcio: brócolis e couve chinesa;
  4. Frutas: maçãs, bananas, morangos e melancias. No entanto, lembre-se de não exagerar nas frutas, pois elas contêm açúcares naturais;
  5. Proteínas: carne magra, peixes e até mesmo alguns insetos, como grilos e larvas de tenébrio, podem ser oferecidos com moderação.

Qual a expectativa de vida das tartarugas?

Com mais de 300 espécies existentes, a média de tempo de vida entre as tartarugas chega a ser de 150 anos, porém, sempre dependendo das condições e contexto em que vivem. Entre as espécias que são as mais conhecidas, confira a expectativa de vida delas:

  • Jabuti (piranga e tinha): acredita-se que as duas espécies liberadas pelo IBAMA possam chegar aos 80 anos;
  • Cágado: estima-se que possam viver entre 30 a 35 anos em cativeiro,
  • Tartaruga marinha: o IBAMA proíbe que sejam criadas em cativeiro, independentemente da espécie. Na natureza, estudos mostram que elas vivem, em média, 150 anos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.