Soro antiofídico serve para todas as cobras? Saiba como funciona

O soro antiofídico é uma antídoto criado a partir da extração do veneno das cobras, que acabam sendo utilizados para conter as toxinas das pessoas que são mordidas e tem o organismo afetado através das substâncias venenosas produzidas pelas serpentes.

Há um tipo específico de soro para cada tipo de espécie de cobra que atacou o ser-humano, pois cada uma delas possuem venenos com mais ou menos toxinas, que em alguns casos podem acabar levando até a morte da pessoa que foi atingida, caso não seja atendida rapidamente.

Como é feito o soro antiofídico?

Em publicação oficial no site, o Instituto Butantan revelou todos os passos de como ocorro o processo de desenvolvimento, confira a seguir:

Primeiro passo: deve-se extrair o veneno das serpentes em questão para transformá-lo em um antígeno. “Antígenos são substâncias capazes de fazer o sistema imunológico reagir, produzindo anticorpos”.

Segundo passo: a ação seguinte é aplicar os antígenos em cavalos ou ovelhas – em pequenas doses que não prejudicam os animais, explica o site do Butantan.  O objetivo é  “provocar a produção de anticorpos”, detalha o instituto. “Dependendo do antígeno, será produzido um tipo de anticorpo específico contra cada veneno”, afirma o site.

Terceiro passo: seguindo o caminho da produção do soro antiofídico, depois que forem produzidos os anticorpos suficientes no organismo do cavalo, o plasma do animal é coletado. O plasma é  a parte do sangue onde estão alojados os anticorpos, explica o Butantan. 

Quarto passo: o plasma segue, então, para ser testado. Se aprovado, passa a ser processado industrialmente para se transformar no soro. “Os soros antiofídicos são envasados em frascos-ampola com 10 ml de solução líquida contendo anticorpos purificados”, informa o Butantan.

 Quinto passo: “durante suas diversas etapas de produção, os soros passam por testes de controle de qualidade, garantindo ao final produtos seguros e eficazes.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.